• Ana Mendes

Como adotar o modo de vida português pode te deixar mais feliz

Neste artigo, vamos falar sobre a qualidade de vida dos portugueses.

O que é preciso para viver como cidadão português?

Portugal é um país maravilhoso para se viver, como muitos expatriados de todo o mundo concordam. Mas há mais do que isso. O modo de vida português pode fazer uma grande diferença na forma como vês o mundo. Pode ser visto como uma filosofia, uma religião ou um ponto de vista. Mas com certeza tem suas vantagens. Adotar esses hábitos simples do português pode fazer você ver a vida com uma nova cor. Veja o que Portugal e o seu povo podem fazer por si. Descubra o que é ser um verdadeiro português!



Não se apresse, aproveite a situação

Você já esteve em Portugal alguma vez? Parece que o tempo passa em câmera lenta por aqui. A cultura portuguesa é conhecida pela sua essência carpe diem . Isso significa que nada em Portugal é importante demais para ser tratado agora (claro, se não estivermos falando de uma situação urgente). O atraso faz parte do charme português , algo que choca sobretudo os europeus do norte . Esse estilo de vida é muito mais relaxante do que sentir a pressão de produzir e entregar muito o mais rápido possível. Às vezes, fazer uma pausa é exatamente o que você precisa e os portugueses dominaram este estilo de vida despreocupado.


Faça longos intervalos para o almoço e desfrute da comida

Em alguns países, as pessoas trabalham o dia todo e voltam cedo para casa, nunca tendo um bom almoço durante a semana. Os portugueses, porém, fazem as coisas de forma diferente. Ao contrário da maioria dos países da Europa, não é incomum que as pessoas em Portugal façam uma pausa de 2 horas para o almoço do trabalho para comer com calma e profundamente (e também para bater um papo). Afinal, a comida em Portugal é boa demais para ser enfiada na barriga.

Almoçar em Portugal é uma espécie de arte e, sendo assim, deve ser devidamente apreciado. Coma o bacalhau como quer. Reserve algum tempo para conversar com a família enquanto isso. Se possível, vá para casa e descanse os olhos, e não se esqueça de beber um café e um copo de vinho do Porto a seguir.


Aproveite o verão ao ar livre em todas as oportunidades

O verão português é um dos segredos mais bem guardados da Europa até à última década. Algumas das mais belas praias e parques naturais estão localizados no país, e você não deve perder a chance de aproveitá-los ao máximo. Coincidentemente ou não, os portugueses tendem a aproveitar ao máximo o ar livre no verão. É a época em que mais viajam e é como se verão e diversão fossem sinônimos. Não têm invernos tão rigorosos (dependendo da região de Portugal), mas mesmo assim sabem aproveitar a vida.


Faça parte da comunidade: ofereça ajuda

Uma das características mais marcantes do povo português é a vontade de ajudar . São bons vizinhos por natureza, gostam de receber visitantes e também de dar comida. O ato de doar traz benefícios ao nosso bem-estar mental. Além disso, ser útil é uma ótima maneira de fazer amigos. A gentileza gera gentileza e, em um novo país, um novo amigo pode certamente ser um salva-vidas.


Entenda que 'Saudade' faz parte da vida

A palavra em português 'saudade' não tem tradução específica para o inglês, mas tem muito significado. Saudade é um tipo de sentimento melancólico que você tem quando está triste por sentir falta de alguém, de um lugar ou de um tempo, e não há problema em ficar triste por sentir falta de um ente querido. Faz parte da história portuguesa - com toda a navegação e imigração, e também faz parte da sua cultura.

Muitas famílias portuguesas migram para outros países, enquanto cada vez mais estrangeiros migram para Portugal. No entanto, esse equilíbrio é pacífico. Os imigrantes são bem-vindos ao país. Por mais estranho que possa parecer à primeira vista, também há beleza na tristeza. Essa emoção é real e profunda e comum a muitas pessoas. Por isso, quando estiver em Portugal com saudades da sua terra natal, diga à sua família em casa que tem 'saudade' . Também é uma forma de dizer 'eu te amo' ou 'amo-te'.


Trabalhe para viver, não viva para trabalhar

Sim, trabalhar das 9 às 5 faz parte da maior parte das nossas vidas e os portugueses são conhecidos por serem trabalhadores. Mas o trabalho não precisa ser a única coisa que nos define. O modo de vida português tem muito a ver com a forma como lida com as prioridades. Claro, responsabilidade é importante e trabalhar traz o bacon para casa, mas ser um workaholic não trará nenhuma alegria na vida. Primeiro, você deve pensar em passar um tempo com seus amigos, tomando um café no trabalho e rindo disso. Com certeza torna o trabalho menos estressante e sua vida mais leve. É um estilo completamente diferente do estilo de vida americano, mas ainda funciona!


Passe o domingo inteiro com a família

Domingo é um dia para almoçar com a família, e não nos referimos apenas aos seus filhos e cônjuge. Por família, o português também significa seus primos, avós, vizinhos e amigos mais próximos.

É o dia em que as famílias portuguesas se sentam à volta de uma grande mesa e passam horas a fazer o que mais gostam: comer e beber, também conversar e fofocar, claro. Esse tipo de evento faz parte da tradição local, principalmente em pequenas aldeias, e é uma ótima maneira de manter os laços familiares fortes. Além disso, é sempre bom estar perto de seus entes queridos.


Escolha suas batalhas

Os portugueses evitam o conflito tanto quanto possível, como também se pode verificar historicamente. Eles sempre tentam fazer as coisas de forma diferente: falando suavemente e pacificando. Talvez seja esta uma das razões pelas quais Portugal é um dos países mais seguros do mundo . Claro, isso não significa que os portugueses sejam sempre gentis. Eles podem ser muito rígidos às vezes, mas isso não significa que gostem de conflitos. Desde que Napoleão foi enganado pelo rei português que fugiu para o Brasil, o mundo pôde ver que Portugal não perde tempo em guerras ou batalhas que não pode vencer. Eles conhecem seus pontos fortes e fracos e só entram em conflito quando absolutamente necessário. E não subestime os portugueses, pois esta tem se mostrado uma ótima maneira de evitar baixas desnecessárias.


Faça um esforço para ser acolhedor

Beba um pouco de vinho! Junte-se a nós para o jantar! Coma mais! Os portugueses são famosos por serem pessoas amigáveis. Mesmo que você não fale a língua deles, eles tentarão falar a sua para que você seja compreendido. Você não ganha nada sendo distante e frio, mas ser uma pessoa acolhedora pode lhe garantir alguns novos amigos ou refeições grátis! Honestamente, eles ficarão contentes apenas com o sentimento de generosidade, mas você também pode dizer 'Obrigado' e sorrir. Funciona sempre.

Adotar o modo de vida português não é difícil.

Não é difícil e, embora fácil, é muito gratificante. O modo de vida português consiste em compreender que nem sempre estás no poder, que deves desfrutar das pequenas coisas da vida e amar profundamente os que te rodeiam. Sim, Portugal é um pequeno país com uma cultura muito humilde. Não é perfeito , no entanto, o mundo tem muito a aprender com os amenos e Portugal tem muito de que se orgulhar. Se deseja viver em Portugal e experimentar o seu modo de vida, teremos todo o gosto em ajudar!

0 visualização0 comentário